sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CONTRUÇÃO DO PERSONAGEM

Constantin Siergueieivitch Alexeiev, mais conhecido como Constantin Stanislavski, nasceu na cidade de Moscou em 5 de Janeiro de 1863 e desde muito cedo teve seu primeiro contato com o mundo das artes. Vindo de uma família de comerciantes abastados, seu pai construiu um pequeno teatro dentro de sua própria casa, onde haviam apresentações de peças para o seleto grupo de amigos da família, bem como encontros de intelectuais conhecidos da época.


Aos 25 anos, Stanislavski passa a ser um dos fundadores, junto com Fiédotov dentre outras personalidades, da Sociedade Literária de Moscou, pois havia a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre a arte teatral. Apesar de lhe ter proporcionado certo destaque como ator e diretor, este empreendimento já não lhe era mais suficiente, pois a falta de autonomia financeira o estava levando a arcar do próprio bolso com as despesas, fazendo com que deixasse a sociedade.

Quase dez anos mais tarde, após inúmeras trocas de correspondências com o escritor e professor Vladímir Dântchenco, no dia 22 de junho de 1897 ocorre um encontro histórico que influenciaria até os dias de hoje o teatro mundial. Stanislavski e Dântchenco resolvem fundar o Teatro de Arte de Moscou, do qual tem como objetivo a busca de uma unidade teatral, inovando na forma de interpretação dos atores e proporcionando à platéia uma apresentação darealidade nos palcos, quebrando paradigmas pré-impostos, baseando-se em sérios e aprofundados estudos sobre expressão corporal, vocal e técnicas de preparação do ator. Sua vontade não se limitava a querer construir um sistema com verdades absolutas, mas sim criar a acessibilidade aos atores, indagá-los a respeito da capacidade de cada um e de como o trabalho do ator era capaz de atingir o público.

Dentre os vários métodos experimentados neste local, alguns deles foram levados mais afundo, resultando em uma série de exercícios e técnicas dos quais foram chamados mais tarde de “Sistema”, por Constantin Stanislavski.

Após sofrer um ataque cardíaco no ano de 1928, Stanislavski deixa de atuar e passa a se dedicar apenas à direção e formação de atores e diretores. Ele permanece por muito tempo relutando em escrever um livro que pudesse eternizar seus métodos e inspirar outros artistas, mas uma amiga americana chamada Elizabeth Hapgood juntamente com seu marido Norman Hapgood, conseguiram convencer Stanislavski a publicar seu primeiro livro, A Preparação do Ator, em 1936 com tradução em inglês feita pela própria Elizabeth, do qual enfatiza o trabalho interior do ator.

Stanislavski morre no dia 7 de agosto de 1938, na mesma cidade onde nasceu, Moscou, deixando como legado seus métodos, mais tarde publicados em 7 volumes com tradução em inglês, espanhol, francês, italiano, russo e português e em diferentes títulos.

2 comentários:

  1. Sabe, sempre torci o nariz pra essa galera que ficava levantado a bandeira mofada dos "poderosos" do teatro. Sempre. Mas o "pré-conceito" estava me impedindo de achar DIVERSÃO nisso. Porque tudo, pra mim, se resume a diversão, mesmo quando o trabalho é sério (pode ser sério, super responsável e DIVERTIDO ao mesmo tempo, né?). Na ELT eu tô tendo a oportunidade de conhecer e tirar meus preconceitos devagar, da maneira que eu mais gosto: rindo e falando. Demais.

    ResponderExcluir
  2. Tipo eu tinha quase o mesno pensamento que enrrue, a diferença que nunca quiz fazer tearto de verdade culpada disso é minha mãe.
    E ai vim descubrindo um mundo totalmente novo pois no teatro me sinto eu mesmo, sem opressão da sociedade sobre meu jeito de ser. E sem falar que no ELT só tem gente bacana.

    ResponderExcluir