segunda-feira, 24 de janeiro de 2011






Foram três dias de muita arte e alegria na Lapa, em pleno verão carioca – e tudo sob a chancela do Apalpe.


Os alunos da Esola Livre de Teatro estavam lá com presença certa, pois a ELT disponibilizou transporte de Campo Grande até a Lapa, para os três dias, tudo para proporcionar aos alunos o acesso e a circulação por todo o território carioca.



No Sarau APALPE aconteceram apresentações de esquetes, plenos de diversidade e criatividade, observados por gente de experiência e talento nas bancas e mesas de jurados.

Está no ar o primeiro programa de auditório da Web.

O sábado 22, foi dia de poesia, música e interação com o público, na primeira transmissão do programa Apalpe – A Palavra da Periferia, comandado pelo coordenador do projeto, Marcus Vinícius Faustini, que pode ser conferido no blog: www.apalpe.wordpress.com.br.

A transmissão ao vivo era a grande novidade do terceiro e último dia de atividades do Apalpe na Lapa, mas o dia não era só de imagem, teve também muito conteúdo.



Mineiro da cidade de Ladainha, em Minas Gerais, e cria da Zona Sul de São Paulo, o poeta Sergio Vaz, de 46 anos, proporcionou ao público do Apalpe uma tarde cheia de rima, música, poesia e muita risada.

O Funk do Magalhanze, famoso por inventar palavras, levantou a plateia, enquanto a arquiteta, arte-educadora e artista plástica Beá Meira pintou a letra de Magalhanze numa tela no mesmo palco. Na sequencia o pessoal do Enraizados cantou Licença Poética.O evento ficou lotado e, quem não conseguiu assistir no auditório, conferiu o programa através de um computador colocado do lado de fora da Cia. dos Atores.

Os alunos da ELT conquistaram o direito de levar para casa a tela de Beá . Conseguiram isso sobre a justificativa de que a arte seria exposta ao público no teatro Arthur Azevedo.
“Pintar esse trabalho foi som na caixa”, brinca Beá.



Como quem não se comunica se trumbica, o programa teve até prêmios para o público, como nos tradicionais similares da TV convencional. Quem pensar um subtítulo para o programa do Apalpe ganha a coleção completa de livros "Tramas Urbanas”. Depois, Junior Perim falou sobre economia criativa e cultura, sem meias palavras: “Criativa é a galera que constrói uma metodologia e consegue, a partir daí, se inserir no mercado e transformar isso em geração de renda e trabalho”, disse.

Olha o Enrique articulando pra criar sua própria rede. Ao lado do mestre dos quadrinhos Lobo, da editora Barba Negra. O coordenador do Apalpe perguntou quem lê quadrinho hoje e Lobo explicou. “Antigamente o público era o menino pequeno que lia história de super- herói, hoje isso mudou, tem gente de todas as classes sociais e idades. A minha editora tem seis meses, e somos focados em histórias em quadrinho de universo pop. Tem muito a ver com TV e Internet.


Como o programa A Palavra da Periferia terá edições mensais, aguardamos anciosos o programa de fevereiro, não perca você também, acompanhando tudo pelo endereço:www.apalpe.wordpress.com.br.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Momento Encontros - Néris Cavalcante

Neste sábado os alunos tiveram um bate papo de duas horas com o Néris Cavalcante.
Ele contou sobre a sua carreira e sobre a sua relação com o bairro.






Os alunos tiveram a oportunidade de fazer várias
perguntas ao artista.









Eles mostraram bastante interesse em saber como
era o processo de criação dos espetáculos do Néris.









Foi um encontro
acima de tudo divertido e os alunos puderam conhecer e valorizar um
grande artista da zona oeste.







O encontro terminou com uma performance

do Néris.



sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Show do Néris Cavalcante

O Espetáculo "Indecente", onde Néris interpreta, canta e dança.


Os alunos e o público que lotou o Teatro Arthur Azevedo tiveram a oportunidade de mais uma vez reconhecer o talento do ator e professor de sapateado.


Néris teve como convidado da noite Kaíka Sabattela, artista transformista de Santa Cruz.





quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Construção de personagem.

Para começar os trabalhos de construção de personagens foi feito uma roda com aquecimento corporal e vocal, para depois ser dada a seguinte tarefa aos alunos: daquele dia em diante eles deveriam sempre partir das seguintes premissas para um boa construção cênica:

Quem? Onde? E o Que?


Estas premissas seriam a tônica dos exercícios de construção de personagem.
Os alunos Fizeram várias improvisações individuais em que tinham que mostrar o "onde" apenas com ações físicas.
Na medida em que foram se exercitando o professor Damascena indicou para que focassem na precisão do que queriam mostrar.

Começaram ambientando a cena em uma simples praia, depois uma praia mais especifica até compararem Sepetiba com Copacabana.

Finalizaram com as improvisações em grupo em que eles tinham que mostrar o "onde" apenas fisicalizando e falando em gromelô (palavras e sons aleatórios, sem sentido).





Como dever de casa, Damascena pediu que trouxessem fotos de pessoas.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Volta as aulas na Escola Livre de Teatro.


Neste dia de hoje, foram retomadas as aulas no teatro Arthur Azevedo. O professor Barnabé fez a sua despedida e informamos que a partir deste dia o professor Damascena assumiria também a turma de quarta-feira. Também no dia de hoje foi apresentado o Alex que assumiria o lugar da Veruska na produção da Escola Livre de Teatro.


Em seguida os alunos assistiram o vídeo "Sonata" de Érico Veríssimo, do programa Brava gente com o objetivo de definir a personalidade dos três personagens principais.


Com as anotações dos alunos foi realizado um debate sobre as colocações de cada um.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

COLETORES DE IMAGENS


IMPERDÍVEL

  A Escola Livre de Teatro, em sua ocupação artística no Teatro Arthur Azevedo convida a todos para a realização da Oficina de vídeo
 
"COLETORES DE IMAGENS"
 
A oficina é GRATUITA, uma ação patrocinada pela Secretaria de Cultura de Estado e FUNARJ, que nesta etapa abre para novos integrantes.  Esta Oficina de Vídeo visa proporcionar uma nova
forma de enxergar, capturar e contar histórias por meio de imagens, trabalhando com a mémoria, a pesquisa e as estéticas de narrativas do território. 

É a Zona Oeste na Cena!!!!!!
OBS: Esta nova etapa inicia em 29 de janeiro, então corram, vagas limitadas!!!!!
Informações e inscrição também pelo telefone: 2886-3502 e 2886-3889
cenaoeste@gmail.com 
   


INDECENTE NO ARTHUR AZEVEDO

No dia 13 de janeiro ás 20:07h (quinta-feira)
O Teatro Arthur Azevedo
apresentará o Espetáculo
"INDECENTE" de Neris Cavalcante


O Show é GRATUITO e aberto ao público.

Aproveitem esta oportunidade!!!!!

Teatro na Zona Oeste completamente de Graça!!!!!


COMÉDIA MUSICAL

INDECENTE

Neris Cavalcante


Três visões muito bem humoradas, mostrando ao público ao vivo e em vídeo o que é indecente no mundo, focando o tratamento que o  homem dá à terra que habita e ao seu entorno.
O show traz também o que é indecente de bom como as  músicas de Chico Buarque.
Neris escreveu, dirigiu e coreografou o que será mostrado.

Classificação 10 anos!!!!!

NÃO PERCA!