terça-feira, 10 de maio de 2011

QUINTAS INTENÇÕES

O teatro Arthur Azevedo ficou lotado com o último espetáculo dessa temporada de “QUINTA INTENÇÕES”.

Neris Cavalcanti fez desse espetáculo –aula, um emocionante momento para todos os presentes. Pudemos rir e nos emocionar.

A primeira convidada da noite foi Luciene Dachur.

Luciene que criou um projeto social para suprir sua necessidade de contribuir com a cultura local contou para nós que sempre foi apaixonada por dança, e que sempre criticava a filha nas aulas de dança pra ela se aperfeiçoar e desenvolver-se mais. Neris teve a ousadia de pedir a Luciene o horário nobre de sua academia de dança para ensinar sapateado para os alunos da Escola Livre de Teatro, ela não negou e ainda cedeu mais, deu 50% de desconto.



Vento no Litoral invadiu lentamente o Teatro Arthur Azevedo. Neris, com sua bela voz, nos fez derreter na cadeira com uma interpretação impecável (como sempre).






Ricardo Barbosa nunca tinha subido num palco antes, estava vermelhinho, mas Neris logo tratou de tirar toda e qualquer vergonha do empresário.

Ricardo é da 3ª geração da Drogaria do Povo aqui da Zona Oeste e foi o 1º empresário a apoiar Neris Cavalcanti como artista. Neris explica a dificuldade de encontrar alguém acredite no seu trabalho, “Ricardo foi muito importante na minha carreira, e até hoje ele apóia os artistas sem ter nenhuma ligação com arte, ele não é demais gente?” diz.



"Subo nesse palco minha alma cheira a talco como bumbum de bebê”, cantarolando e sorrindo chega Dalberto Gomes, o Poeta veio de Copacabana para dar o ar de sua graça. Dalberto interpretou o poema de sua autoria “Minha gostosa e deliciosa musa“, onde todos ficaram boquiabertos pelas palavras quentes e salientes que descreviam.. uma Manga. Dalberto pertence ao grupo Ratos di Versos e Poesia no Poste, além de ser ex coordenador do Circuito Literário Conversa com o Verso.



O 4º e último convidado da noite foi o professor de canto Luiz Antônio, que explica a importância da voz de um ator. Neris aproveitando a deixa, pergunta a ele os boatos que escuta por aí de que o gengibre faz muito bem a voz e o leite faz muito mal, “isso é verdade mestre?” diz Neris. “Olha, gengibre faz bem a voz, mas não demasiadamente, e o leite não faz mal algum, pelo contrário, leite morno acalma e relaxa as cordas vocais”, responde o professor de voz de Neris Cavalcanti.




Neris convida ao palco todos os convidados que já passaram pelo Quintas Intenções, atrás dele o telão revela os cliques de toda essa trajetória. Brindamos então à esse encontro mágico com champanhe e sorrisos.



E como não podia faltar o momento surpresa aconteceu!!!

E dessa vez não foi com 1 convidado, mas sim para platéia. Néris e Érica Paiva interpretam a canção “Grande Amor”, composição do próprio Néris Cavalcanti, com a participação de todos os alunos da Escola Livre de Teatro que surpreendem o público levantando no meio deles, cantando e subindo ao palco.




“Lindo”, “Magnífico”, “Uau”, “Nossa que legal”, foram alguns dos comentários que surgiram após a apresentação.




Ah, mas não fique triste porque perdeu o espetáculo, esse foi o último sim, mas só desta temporada! Pra saber quando tem mais é só passar por aqui. Você nos encontra também no facebook: http://www.facebook.com/cenaoeste e no orkut: http://www.orkut.com.br/cenaoeste


quinta-feira, 5 de maio de 2011


A aula do dia 05 de Maio começou com uma roda de leitura, Alexandre Damascena reuniu os alunos no palco do Teatro Arthur Azevedo e os apresentou o livro “Atuação Crítica - Entrevistas da Vitém e outras conversas”. Nele leu vários trechos do capitulo de Ariane Mnouchkine. Ariane é diretora teatral de renome mundial, e fundadora do Théâtre du Soleil em Paris (1964), seu trabalho de produção teatral tem como metodologia o processo colaborativo, que procura construir o espetáculo como resultado da interferência de todos os membros da companhia.

Após os alunos foram conduzidos a um aquecimento, digamos. diferente. Uma série de cambalhotas foi propostapelo nosso professor com o intuito de criar o senso do equilíbrio, da postura e da concentração, já que foi colocado dois cubos retos na frente deles, pra onde eles deveriam fixar o olhar e executar a manobra lentamente.

Depois dessa série de acrobacias mentais e corporais é hora de rever e apresentar as cenas que já estamos montando há algumas semanas. Só que dessa vez com um novo desafio: cada cena terá que ser apresentada em 5 fotos.

Confira uma das cenas que pode (ou não) fazer parte do espetáculo:



















Dica do Mês:

Temporada de Conferência na Academia Brasileira de Letras

Caminhos do Teatro Brasileiro

Programação:

10 de maio: A revolução Nelson Rodrigues. Conferencista: João Roberto Faria

17 de maio: As grandes companhias e a profissionalização. Conferencista: Tânia Brandão

24 de maio: Dos folguetos ao palco. Conferencista: Salgado Maranhão

31 de maio: Presença dos musicais. Conferencista: Flávio Marinho

Confira a programação completa em: http://www.academia.org.br